Pular para o conteúdo principal

A menos-valia

Operário Sindicalizado

Marx nos ensina, e todos sabem, que toda a fonte de valor é o trabalho. Ou seja, se uma pessoa achar por acaso numa caverna um pedaço de ouro, ele não terá valor, porque não tem trabalho algum agregado. Inversamente, se um sujeito passar 30 anos cavando um buraco, será um buraco incrivelmente caro, porque tem MUITO trabalho agregado. Não creio que haja dúvidas quanto a isso. Só cães raivosos da burguesia ousariam negar tão óbvio princípio.

Todos sabem também que o lucro da burguesia é ROUBADO dos trabalhadores, a quem só sobra o suficiente para a subsistência. Os trabalhadores produzem tudo, mas só recebem parte do que produzem, enquanto a burguesia vilmente se locupleta. Essa é a mais-valia, o trabalho não pago do proletário.

Bom, essa é a situação de lucro. Mas há uma situação inversa. Digamos que os empresários num certo país são muito burros. Se eles forem muito burros, só farão investimentos errados que acarretarão sempre em prejuízo. Porém os trabalhadores continuarão a receber o salário integral, mesmo que o empregador incorra em prejuízo.

Essa situação excepcional é a MENOS-VALIA, onde os trabalhadores recebem MAIS do que produziram.

Nesse país onde os empresários são idiotas, portanto, não há a exploração dos proletários pelos burgueses, mas dos burgueses pelos proletários. Então, à medida que os burgueses fazem investimentos errados e são explorados pelos seus próprios empregados, sua consciência de classe desperta e os patrões começam a se organizar para fazer a revolução capitalista.

Então, a primeira pergunta que os comunistas e demais pessoas preocupadas com o bem-estar do próximo devem fazer é: será que os empresários do meu país são burros ou inteligentes? Se são burros, haverá a revolução capitalista e tudo será triste. Porém, se são inteligentes, haverá a revolução socialista e tudo será lindo.

Pois eis que chegamos à conclusão óbvia, que o leitor provavelmente já auferiu à esta altura: para que tenhamos empresários inteligentes, o governo precisa investir em educação. Se não houver investimentos em educação, todos serão estúpidos e não saberão fazer projeções de mercado, os empregados não serão explorados e não haverá a conscientização do proletariado nem a revolução comunista.

Comentários

  1. Edmundo00:47

    Simplesmente fato

    ResponderExcluir
  2. "NÃO HÁ INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO E MUITOS SÃO EXPLORADOS". PORÉM, SE NÃO HOUVER INVESTIMENTO TODOS SERÃO LEIGOS E NÃO HAVERÁ A IDEALIZAÇÃO CRESCENTE PARA O SOCIAL.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20:55

    "NÃO HÁ INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO E MUITOS SÃO EXPLORADOS - NA VISÃO CAPITALISTA".

    PORÉM, SE NÃO HOUVER INVESTIMENTO TODOS SERÃO LEIGOS E NÃO HAVERÁ A IDEALIZAÇÃO CRESCENTE PARA O SOCIAL- NA VISÃO COMUNISTA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário